quarta-feira, 7 de maio de 2008

Discutindo Filosofia


Já está nas bancas, junto com o Davi, o meu texto "O homem em questão" que saiu, ligeiramente modificado, na revista Discutindo Filosofia, n. 12., de boa qualidade gráfica, editorial e que circula nas bancas de todo o Brasil.


Nas primeiras frases lê-se o seguinte:

"A filosofia vem atraindo uma atenção cada vez maior da opinião pública. Apesar dessa valorização e desse interesse, ainda pairam muitas dúvidas quanto ao papel do pensamento filosófico tanto no ensino público fundamental quanto nos projetos pedagógicos dos currículos do ensino médio e superior. Que contribuições a filosofia poderia dar para a educação?

A filosofia pode ser pensada como um tipo de investigação particular na qual se busca o conhecimento e a reflexão sobre o destino do homem, sobre a finalidade da vida, sobre aquilo que devemos fazer de nós mesmos para alcançarmos o ideal de vida ("a boa e melhor vida que pode ser vivida por um ser humano" na versão original que foi ligeiramente alterada). Essa idéia da filosofia como magistrae vitae, ainda que um tanto vaga, parece parte daquilo que está subentendido quando se pensa na figura do filósofo como amigo da sabedoria, como um personagem que deseja saber como viver e pretende que essa vida seja de felicidade dentro da verdade, isto é, a felicidade acima de qualquer ilusão ou convenção. Tendo como base essa idéia, é possível extrair uma indicação da importância da filosofia na educação e na formação do pensamento em torno da condição humana no presente (p. 11). ....e por aí vai.

3 comentários:

Cé S. disse...

Parabéns pela publicação. Vou conferir.

Flavio Williges disse...

Valeu César...não tá grande coisa meu texto, mas a revista tá super bonita. Manda teus textos prá lá também. Tu escreve super bem e já tá na hora de ficares conhecido!

abração wlz

Cé S. disse...

Tô pensando em mandar alguma coisa. Vamos ver.

Arquivo do blog