terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Sócrates e a juventude


Dizem que o sábio Sócrates gostava muito da garotada de Atenas. Posso vê-lo rodeado de amigos de todas as idades, mas principalmente de gente nova. Podia ser diferente? Sócrates era uma mensagem que só as almas menos contaminadas podiam receber. Suspeito que agrade ao ar puro ser devorado por pulmões jovens.
A juventude de Sócrates e a nossa juventude devem ser diferentes em tudo, menos na capacidade de surpreender! Hoje mesmo soube que meu sobrinho quer estudar filosofia na UFRGS....uma informação estarrecedora, se considerarmos a natureza dos tempos. Explico melhor.
De um lado, o filósofo tornou-se um profissional equipado com ferramentas para resolver conflitos teóricos. Um homem de gabinete, de papers, de esforços que talvez façam pouca justiça às aspirações, inquietude e voracidade que domina a cabeça de certos guris e gurias de nosso tempo. Precisávamos de um novo Sócrates para lidar com eles, para vocalizar, alimentar e combater ao seu lado, alguém cuja personalidade combinasse as artes do professor e do guia espiritual, pois eles estão, sem dúvida, buscando homens desse feitio. Imagino que a maioria dos filósofos de hoje (dentre os quais me incluo) não saberá conduzi-los por essas lições difíceis.

De outro lado, é estarrecedor que alguém queira ser filósofo, pois o mundo tornou-se avesso a qualquer promessa de pensamento; tornou-se avesso ao distanciamento. O nosso mundo é o mundo da absorção; a absorção que salva, que faz esquecer, mas também a absorção que cega e esconde a praia deserta.

Só nos resta torcer para que saia de dentro de nós um Sócrates moderno, assim como continua saindo de dentro de nossos filhos o desejo imenso de prescrutar as fronteiras do homem....um trabalho para o qual não há época, nem idade adequada para começar.

Sócrates afastando Alcebíades do vício, obra do pintor imperial Pedro Américo.

2 comentários:

Yan disse...

Gostei muito do post amigo, parabéns... mas não se tem um limite de descobertas, e de reflexões, eu axo sim que você pode ser o "socrates" atual, assim como eu, ou como qualquer um que consiga refletir e encontrar respostas...
vlw o/

Anônimo disse...

quem me dera os homens atuais pelo ao menos pare para pensar , a velocidade para atingir o auge e maior .