domingo, 17 de agosto de 2008

Transcrevo, abaixo, parte da entrevista do Maestro Vicente Gimenes. Eu bem que gostaria que as coisas que ele diz sobre educação pudessem virar realidade nessas sonoras plagas. Mas o quê? Nossa brilhante e catedrática governadora encabeça um movimento contrário ao piso de novecentos e cinquenta reais para os professores, a formação de ensinadores (física, química, biologia, filosofia, letras, geografia, história) nunca foi tão desprezada e a idéia de uma razão objetiva medianamente focada no interesse público aparece como uma saudável quimera do passado. Só isso já é suficiente para pôr em risco os fins da república.......felizmente a imprensa descobriu que todos nossos problemas são responsabilidade das ações da polícia federal.


O objetivo que o ser humano persegue é alcançar certo equilíbrio, no qual nem o interior nem o exterior predominem, mas ambos sejam igualmente complementares um ao outro. As pessoas têm se tornado tão voltadas para fora que não conseguem, nem mesmo por um simples momento, sentar em silêncio. O medo é encontrar o vazio e uma vez que ele seja encontrado, a vida perde todo o interesse, todo o sabor, todo o sentido e significado. Muitos fogem de si mesmo. E chamam de divertimento a essa fuga.
Culturalmente nosso povo não põe a educação como um objetivo central da vida. A Finlândia criou, com medidas simples e focadas no professor, o mais invejado sistema educacional Quem entra numa escola na Finlândia se espanta com a simplicidade das instalações. O segredo da boa educação finlandesa realmente não está na parafernália tecnológica, mas numa aposta nas duas bases de qualquer sistema educacional. A primeira é o currículo amplo, que inclui o ensino de música, arte e pelo menos duas línguas estrangeiras. A segunda é a formação de professores. O título de mestrado é exigido até para os educadores do ensino básico.

Maestro Vicente Gimenes

Nenhum comentário: