terça-feira, 15 de julho de 2008

O Janriê, meu amigo de trabalho e estrada - a estrada não é o trabalho- pediu para deixar uma lista de filmes que gostei. vou montar a lista na forma de postagens e depois criar um elenco.
Começo pelo chamado Novo Cinema Alemão, que trata, entre outras coisas, das abordagens pós-modernas do amor e do encontro, dos conflitos psicoafetivos, sonhos comunistas e o triunfo do capitalismo global. O foco central é quase sempre um acerto de contas com o passado dividido da Alemanha, como se os próprios realizadores estivessem realizando esse ajuste no plano das almas.
O que fazer em caso de incêndio? apresenta um retrato bem sutil e humorado da última fase do capitalismo, uma fase onde a história individual, cheia de vontade de revolução e igualdade, passa a ter de conviver, num grupo de amigos, com o design de linhas modernas dos aparelhos de celular, do mercado de capitais e por aí afora. o legal da história é que a ideologia socialista é retratada sem histeria, num tom juvenil, meio romântico e mostra como a vida vai se reinventando com os novos tempos.

Um comentário:

Giovani Felice disse...

Flávio

Ótima dica e excelente resumo!